DICAS DE EDUCAÇÃO
« voltar   
Alimentação e Fala
Fonoaudióloga MÔNICA FERREIRA COSSIO

       A boa alimentação é fundamental para a criança desde o nascimento. É preciso observar alguns princípios básicos para oferecer uma alimentação saudável que proporcione uma qualidade de vida, crescimento e desenvolvi-mento adequado e diminua o risco de doenças.

       Todos os alimentos são compostos de nutrientes e cada um deles desempenha uma ou mais funções no organismo. Os principais grupos de nutrientes são proteínas, gorduras, carboi-dratos, vitaminas e sais minerais.

Alimentação X musculatura perioral = fala.

       O bebê nasce e o primeiro alimento oferecido a ele é o leite materno, para ele se alimentar, ele tem que colocar a boca ao redor dos mamilos e fazer o movimento de sucção, ele faz força, até transpira, este movimento, a sucção, já é um preparo para fortalecer a musculatura para a fala, pois há um sincronismo muscular entre lábios língua e bochecha além do leite ser um excelente alimento, pois possui todos os ingredientes básicos para imunizar o bebê.

       A criança sai do seio materno, passa para a mamadeira, onde o bico desta nunca deverá ser aberto com a tesoura, pois possui o mesmo diâmetro do furo do bico do seio materno. Se o bico for aberto, acriança não fará força para sugar, engolirá o leite e com isso não trabalhará a musculatura.

       A criança deve passar por todas as fases, primeiro alimentos líquidos, depois pastosos e por último os sólidos, porque o ato de mastigar também é um exercício para a futura fala.

       O que poderá ocorrer com a criança que teve o bico da mamadeira aberto com a tesoura?

       Como já dito anteriormente, ela não suga os líquidos, apenas engole, não trabalha em conjunto a musculatura do lábio, língua e bochechas, há a tendência desta criança apresentar uma deglutição atípica, ou seja, a musculatura da língua não foi trabalhada na idade correta, e ao invés da língua tocar a papila palatina no ato de deglutir, ela se projetará entre os dentes, gerando alterações ortodônticas e também poderá ocorrer alterações na fala (ceceio, vulgo língua presa) onde a criança projeta a língua entre os dentes durante a emissão dos fonemas S e Z, e também fonêmicas a nível de fala com distúrbio articulatório (trocas). O mesmo poderá ocorrer com criança que come comida pastosa por período prolongado.

       O ideal é usar bicos de mamadeira e chupeta ortodônticos, oferecer à criança uma alimentação equilibrada (líquido, sólido e pastosos), beber em copos com bico antivazantes com silicone até aproximadamente os 6 anos.

 
Rua Bartira, 24 - Perdizes - São Paulo - SP - Tel.: 11 3926-9996