DICAS DE EDUCAÇÃO
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O que são Fibras?
BRUNO YAMADA: Nutricionista / GABRIELE R. CAVACA: Nutricionista e Personal Diet

       O consumo delas faz parte de qualquer dieta saudável. Presentes nas frutas, verduras, legumes e nos cereais, as fibras alimentares têm ocupado uma posição de destaque devido os resultados divulgados em muitos estudos, principalmente os de emagrecimento. Para quem não sabe, as fibras reduzem a velocidade da digestão e com isso prolonga a sensação de saciedade por mais tempo, contribuindo assim para perda de peso, já que a ingestão de alimentos diminui.

       Além disso, dietas pobres em fibras levam os carboidratos da refeição a serem digeridos de uma forma mais acelerada provocando um rápido aumento dos níveis de insulina o que ocasiona um maior acúmulo de gorduras. Esse pico de insulina é seguido de uma queda no nível da mesma, fazendo com que aumente a vontade de comer, principalmente um alimento rico em açúcar o que certamente interfere no peso.

 

 

       Para quem se interessou o boletim nutricional de hoje é sobre fibras e vamos explicar as características de cada uma delas, já que existem dois tipos:

    • Fibras solúveis: Presentes nas frutas, leguminosas secas, aveia e cevada. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, aumentam o tempo de trânsito intestinal, retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol plasmático;

    • Fibras Insolúveis: Presente nos grãos e hortaliças, as fibras insolúveis diminuem o tempo de transito intestinal, aumentam o volume fecal e retardam a absorção de glicose.

Vale ressaltar que aumentar o consumo de fibras para auxiliar o fluxo intestinal, porém esquecer da ingestão de água pode ocasionar um efeito contrário, seu intestino pode ficar preso... Portanto cuidado!

Apesar da ação benéfica das fibras no organismo, altas doses é desaconselhável, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de alguns minerais.

 
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